Blog / Notícias

O tecnologia VoIP surge para empresas como uma alternativa inteligente à telefonia tradicional, reduz os custos e torna os negócios muito mais eficazes e competitivos. Muitas empresas já abraçaram essa solução e estão colhendo os frutos.

O que é o VoIP

VoIP, ou Voz sobre Protocolo de Internet, é uma tecnologia que permite a transmissão de voz por IP (Protocolos de Internet), ou seja, transforma sinais de áudio analógicos, como em uma chamada, em dados digitais que podem ser transferidos através da Internet. O método está cada vez mais presente com softwares que possuem a tecnologia, como Skype, Facebook Messenger e WhatsApp.

Apesar de ter ganhado destaque no mercado recentemente, a tecnologia surgiu no início da década de 1990 e chegou a ser considerada um fracasso por causa da baixa velocidade de transmissão de dados da época. Porém, com a popularização da Internet banda larga, a tecnologia passou a ganhar mais espaço e foi investido em qualidade de serviço para que o método se tornasse viável.

Como funciona

Para que esse método seja possível, o VoIP captura a voz, que até então é transmitida de forma analógica e a transforma em pacotes de dados que podem ser enviados por qualquer protocolo TCP/IP. Sendo assim, o primeiro passo é instalar algum software que permita a ação. Na prática, a transmissão pode ser feita de duas formas, de um computador para outro ou de um computador para um telefone convencional.

Quando a transmissão é feita entre computadores ou demais dispositivos com Internet, como smartphones, tudo que é falado no headset ou microfone é transformado em informação binária e transmitido através da Internet. Essa é certamente a maneira mais fácil e econômica de usar a tecnologia, já que você não paga nem pelas ligações internacionais de longa distância. Tudo o que você precisa é um app que execute a função, microfone, alto-falantes, placa de som e conexão com a Internet, de preferência a cabo ou com modem DSL.

Já se você usa o computador para fazer uma chamada para um telefone convencional, a voz também é transformada em informação, que passa pela Internet e é alterada para sinais analógicos, o que será recebido nas ligações, nas centrais telefônicas. Caso você queira usar o seu próprio telefone convencional para realizar chamadas com a tecnologia VoIP, também é possível.

Vantagens

A tecnologia VoIP é uma alternativa real para economizar nas ligações, pois permite que o custo da ligação seja muito menor do que na versão tradicional. A voz é transformada em dados e esses dados são transmitidos pela internet fazendo com que toda chamada seja local. Além disso, para implementar o voip em empresas não é preciso grandes investimentos e uma grande estrutura de internet, pois os softwares são desenvolvidos para precisarem de uma configuração mínima para funcionar, reduzindo os gastos sem perder em qualidade.

É essencial que ao implementar o VoIP na sua empresa, o empresário opte por usufruir dos muitos benefícios que esse tipo de tecnologia pode agregar, inclusive para pequenas empresas. Esses recursos poderão trazer imensos benefícios como redução de custo, produtividade, credibilidade, profissionalismo e muito mais. E essa é uma real chance do seu negócio vender mais e atender melhor os clientes.

Fontes: Techtudonimbuzzfalemaisvoip

 

Se sua empresa está em busca de um parceiro para o VoIP de sua empresa, conte com os serviços e profissionais da Magnet. Agende um horário para conversar com um de nossos consultores.

AGENDAR HORÁRIO COM UM CONSULTOR MAGNET

 

Assine nossa Newsletter

Receba nossas Novidades diretamente no seu e-mail

Nos comprometemos a manter suas informações pessoais sob sigilo, para uso exclusivo em nossa lista de contatos.

Compartilhe nas Redes Sociais