Blog / Segurança

Com o avanço da importância da TI nas empresas, aumenta o número de ameaças no meio digital. Um exemplo destas são os ransomwares, ataques que vem aterrorizando empresas todos os anos. Para evitar que o negócio seja afetado, as Políticas de Segurança da Informação são essenciais para eliminar diferentes vulnerabilidades.

Política de Segurança da Informação (PSI) é um documento, desenvolvido pela empresa, onde são registrados os princípios e as diretrizes de segurança que ela adotou e devem ser seguidos por seus colaboradores.

Uma PSI funciona como um planejamento da forma como a empresa trabalha com seus ativos de informação, ou seja, aquilo que produz ou contém informações de valor. Ela é guiada pelos três princípios básicos da segurança da informação, que podem ser resumidos desta forma:

Confidencialidade

As informações só devem ser acessadas por quem é autorizado. Este princípio tem como objetivo impedir que conteúdos sejam visualizados e roubados por terceiros a qualquer momento.

Integridade

As informações só podem ser alteradas por quem é autorizado. Isso evita que contas de usuário comprometidas consigam eliminar, modificar ou remover registros internos do empreendimento.

Disponibilidade

As informações devem estar sempre disponíveis para quem é autorizado, evitando interrupções no fluxo de trabalho. Tenha em mente, portanto, que políticas de segurança devem focar na garantia da privacidade de cada pessoa que utiliza os seus recursos.

política de segurança da informação

Antes de começar a elaborar planos de contenção ou políticas de controle de acesso, é necessário conhecer bem os ativos de informação da sua empresa. A partir disso, é possível hierarquizar os ativos da corporação para priorizá-los nas PSI.

Com as informações de diagnóstico como base, é possível criar uma política de informação que atenda aos requisitos da empresa. No entanto, essa etapa não pode ser feita só com profissionais do setor de TI. Uma boa PSI deve ser elaborada por uma equipe que abrange todos os setores da instituição, uma vez que ela deve ser aplicada a todos os funcionários.

Como estão sempre surgindo novas ameaças, é importante que a política de segurança da informação esteja sempre se atualizando. Uma PSI é essencial para reduzir as vulnerabilidades quanto à segurança da informação, além disso, deve haver alguém encarregado de realizar revisões das políticas para ajustá-las.

Uma boa PSI deve conter regras e diretrizes que orientem os colaboradores, clientes e fornecedores com relação aos padrões de comportamento ligados à segurança da informação, condições de instalações de equipamentos, restrições de acesso, mecanismos de proteção, monitoramento e controle, entre outros cuidados imprescindíveis aos processos de negócio.

Com informações: Proof

 

 

Assine nossa Newsletter

Receba nossas Novidades diretamente no seu e-mail

Nos comprometemos a manter suas informações pessoais sob sigilo, para uso exclusivo em nossa lista de contatos.

Compartilhe nas Redes Sociais