Blog / Gestão de TI

O ambiente de Tecnologia da Informação (TI) requer cuidado constante para que se mantenha rápido e a empresa continue competitiva e viável na economia global. Hoje, todos os processos das empresas são sustentados por tecnologia, desde o chão de fábrica até a diretoria. Por esse motivo, é importante que toda a infraestrutura de TI seja monitorada. Esse monitoramento pode ser realizado tanto internamente como de forma terceirizada e remota.

Como as empresas, em geral, possuem recursos limitados, ter uma equipe terceirizada para acompanhar o comportamento da rede e a disponibilidade de todo ambiente de TI é uma solução que pode ser eficaz.

Esses dados vêm em forma de relatórios de atividade que informam quando há falhas. São Informações valiosas, pois defeitos de tecnologia podem ser muito prejudiciais. O conceito é especialmente útil para pequenas e médias empresas, que normalmente não têm departamento de TI, ou empresas muito grandes cuja a administração destes processos pode se tornar uma tarefa complicada.

O NOC como um grande diferencial  

Com o NOC é possível monitorar diretamente quaisquer componentes, sendo que os principais são recursos críticos para o funcionamento na empresa, que geralmente são: roteador (router, em inglês), dispositivo responsável pelo tráfego das informações entre os computadores; gateway ou ponte de ligação, responsável pela ligação entre as redes de computadores, evitando choques entre as informações; servidores como ERPs (sistema de gestão), Base única de usuários como AD (Active Directory), entre outros.

O grande diferencial do NOC está no monitoramento, podendo ser configurado para permitir se antecipar aos problemas e em caso de incidente, ele pode trazer informações valiosas facilitando o diagnóstico do problema para a equipe de TI, trazendo grande agilidade e aumento de disponibilidade.

O NOC é um grande diferencial utilizado em grandes empresas e com o avanço da tecnologia, essa prática está mudando a realidade de pequenas e médias empresas.

network operation center

noc – Magnet

Vantagens do NOC

Com o NOC, é possível identificar a real necessidade da TI de forma que os profissionais consigam se antecipar aos problemas. Em geral, o diagnóstico preciso de um incidente de TI é o principal motivador da demora na resolução. Portanto, o NOC resulta em redução de problemas, agilidade em soluções, maior satisfação de usuários e, principalmente, a redução do downtime, ou o tempo que o serviço ficará indisponível por problemas inesperados.

Se a disponibilidade do seu sistema é fundamental para sua empresa, implantar um NOC é essencial para o sucesso do seu negócio, pois o NOC pode operar conforme sua necessidade e ainda pode ser terceirizado, opção que, além de mais barata, garante mais disponibilidade para sua equipe interna de TI.

 NOC resultando em tranqüilidade

Se bem gerenciados, os dados gerados pelo seu sistema garantem o sucesso esperado. No entanto, caso não recebam a devida atenção, eles podem atrapalhar no desenvolvimento da sua empresa. Com a implantação de um NOC, você terá várias ferramentas otimizando o trabalho, que são executadas automaticamente de tempos em tempos e armazenadas em banco de dados. Isso permite gerar dados estatísticos e relatórios para tomadas de decisões eficazes.

Fontes:

Bluepax

OPService

Se sua empresa está em busca de um parceiro para a terceirização de TI , conte com os serviços e profissionais da Magnet. Agende um horário para conversar com um de nossos consultores.

AGENDAR HORÁRIO COM UM CONSULTOR MAGNET

 

Assine nossa Newsletter

Receba nossas Novidades diretamente no seu e-mail

Nos comprometemos a manter suas informações pessoais sob sigilo, para uso exclusivo em nossa lista de contatos.

Compartilhe nas Redes Sociais