Blog / Notícias
23ago 2019
Comunicação Magnet | Notícias

As técnicas de codificação representam uma parte importante da segurança dos dados, pois protegem informações extremamente confidenciais de ameaças que incluem exploração por softwares mal-intencionados e acesso não autorizado por terceiros.

Dentre elas, a criptografia é responsável por transformar nossos dados em um padrão formado por sequências de números, letras e sinais, de forma que as mensagens e informações não sejam desvendadas, pois passam a assumir um formato diferente do original, que só é restabelecido por meio do uso de uma chave de descriptografia específica.

Como eu sei que meus dados estão sendo criptografados?

Normalmente, os sites onde você precisa preencher dados pessoais usam criptografia, como por exemplo, os de bancos. O mesmo funciona para aplicativos. Outro ponto a ser analisado é se o endereço da página Web começa com “https”, isso indica que seus dados serão criptografados e transferidos por meio de um protocolo seguro.

 

Mas não é somente em sites e formulários que você encontra a criptografia. Um exemplo bem próximo de todos nós é o WhatsApp. Geralmente, quando você inicia uma conversa nova, recebe a seguinte mensagem: “As mensagens que você enviar para esta conversa e chamadas agora são protegidas com criptografia de ponta-a-ponta”. Isso significa que as nossas conversas e chamadas pelo aplicativo estão mais seguras, preservando-nos de invasões e vazamentos. Porém, é importante estar sempre atento: nunca deixe salvas mensagens com senhas e dados que possam te comprometer.

 

O Setor Azul

O Setor Azul é um pacote de soluções de segurança e contingência pensado para atender a Micro, Pequenas e Médias Empresas (MPMEs), tendo em vista que essas, em sua maioria, não contam com setor de TI próprio, tampouco com proprietários ou funcionários especializados tecnicamente para atender a essas demandas.

Com a falta de informação, o difícil acesso a equipamentos de qualidade, a busca por suporte técnico não especializado, que foca apenas na correção e não na prevenção de incidentes, o resultado não pode ser outro: essas empresas tornam-se vulneráveis às ameaças digitais e podem perder, facilmente, as suas informações.

Assine nossa Newsletter

Receba nossas Novidades diretamente no seu e-mail

Nos comprometemos a manter suas informações pessoais sob sigilo, para uso exclusivo em nossa lista de contatos.

Compartilhe nas Redes Sociais