Blog / Notícias

Por que investir em Drones?

Até pouco tempo atrás, os drones eram usados apenas por militares, eram enormes e tinham custo altíssimo. Hoje estão presentes em uso doméstico e são utilizados em diversas áreas. Esses equipamentos possuem alto benefício profissional, sendo uma excelente ferramenta para a agricultura.

drones na agricultura

Mapeamento aéreo

Mesmo ainda sendo pouco utilizado no Brasil, o uso de drones na agricultura para mapeamento aéreo já é uma realidade. Essa tecnologia dá uma visão geral da lavoura em um ângulo diferente do que estamos acostumados. Investimentos nesta área estão avançando rapidamente, permitindo ao produtor a facilidade de analisar a lavoura com imagens.

Com o uso do Drone, o agricultor pode avaliar a lavoura por outra perspectiva. Essa tecnologia permite a extração de diversas informações que podem auxiliar o agricultor a melhorar as chances de uma boa colheita.

drones na agricultura
Mapeamento mostra áreas da plantação com crescimento heterogêneo. Fonte: Mundo Geo.

Qual o valor?

Atualmente temos no mercado brasileiro oferta de drones e VANT (Veículo Aéreo Não Tripulado) com preços que variam entre R$ 4mil e R$ 30mil. Ao adquirir um drone com peso superior a 250 gramas, faz-se necessário registrar o equipamento na Agência Nacional de Aviação Civil (ANAC) e também homologá-lo na Agência Nacional de Telecomunicações (Anatel) mediante pagamento de taxa. Vale lembrar que alguns drones já podem ser comprados homologados.

Vantagens da tecnologia

Essas informações permitem que o agricultor tome as melhores decisões relativas ao manejo da plantação; atualizações do sistema de plantio, com o objetivo de melhorar a distribuição de sementes; modificação da profundidade de plantio, aumentando, assim sua plantabilidade; além do monitoramento de rastros de aplicação e pontos específicos de alta compactação.

Benefícios dos drones

Os drones oferecem imagens em alta resolução e um diagnóstico preciso da lavoura ao produtor rural, permitindo identificar desde possíveis falhas até determinadas irregularidades na produção em determinadas áreas. 

Ainda falando do controle da produção, o mapeamento precoce de pragas e de plantas invasoras é uma das aplicações dos drones que merecem destaque. Com os drones, possíveis ataques a cultura podem ser observados antes de se alastrarem pela lavoura. Isso permite um ajuste de estratégia em menor tempo, reduzindo os prejuízos.

drones na agricultua
Fonte: Imagem Drone

Os produtores e profissionais interessados em investir nessa área podem buscar o auxílio de consultorias especializadas ou apostar em cursos sobre a aplicação de drones no campo. Não faltam opções para se capacitar.

Assine nossa Newsletter

Receba nossas Novidades diretamente no seu e-mail

Captcha obrigatório
Seu e-mail foi cadastrado com sucesso!

Nos comprometemos a manter suas informações pessoais sob sigilo, para uso exclusivo em nossa lista de contatos.

Compartilhe nas Redes Sociais