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A TI também tem um importante papel no cenário atual da economia e nas novas práticas de gestão otimizada.

As soluções tecnológicas têm gerado lucro para as empresas, seja por meio do aumento da receita ou da redução de custos. Porém, precisam ser cada vez mais eficientes e estar cada vez mais conectadas à realidade das suas necessidades. As empresas ainda têm dificuldades em comprovar o valor das operações de TI. E as razões estão relacionadas justamente à definição e comunicação dos serviços que a área oferece e à falta da transparência em relação às finanças da organização. Muitas vezes, ações simples podem agregar redução de custos operacionais e aumentar a rentabilidade do negócio mais rápido do que se imagina. A seguir, confira algumas dicas para aumentar a eficiência na área de TI.

1- Sistemas

Avalie o custo-benefício de cada sistema utilizado na empresa. Aqueles que não são tão eficientes, demandam maiores recursos e têm pouco uso, isto é, baixo rendimento, pesam no orçamento e devem ser eliminados. A Gartner aponta uma economia de até 25% nos custos operacionais com a atualização e adoção de sistemas mais completos e integrados.  Além de reduzir custos com o encerramento das atividades em sistemas ultrapassados, esse ajuste irá contribuir para otimização dos processos que forem migrados.

2- Servidores

No caso dos servidores, a economia para a empresa pode ser de 20% nos investimentos. A alternativa para reduzir custos aqui é procurar um parceiro que ofereça locação de servidores, com fornecedores e softwares licenciados.

3- SaaS

Outra solução indicada para minimizar custos operacionais em TI é a funcionalidade e a simplificação que as ferramentas SaaS (Software as a Service) podem agregar aos processos dos clientes. Além disso, ao adotar o SaaS, a empresa poderá descartar servidores que geram altos custos e ainda economizar nas atualizações e manutenções de infraestrutura, que ficam por conta dos fornecedores.

4- Automação

Embora a maioria dos profissionais de TI – 89%, segundo Information Week Analytcs – acreditem na relevância dos processos automatizados, apenas 10% adotam essa prática. A automatização funciona para reduzir tempo e custos, agregar confiabilidade e otimizar processos repetitivos, uma vez que não está sujeita a falhas humanas e conta com auditoria de precisão para identificar e diagnosticar problemas. Isso significa inovar com ganhos de produtividade e qualidade com redução de custos em curto prazo.

5- Nuvem

Os serviços em Nuvem estão se tornando o método preferido e o mais adotado de armazenamento de dados digitais. Eles propiciam acesso ao sistema da empresa de qualquer dispositivo móvel de qualquer lugar onde haja conexão com a Internet, geram economia de custos na aquisição de equipamentos, softwares, em manutenções e atualizações de novas versões, colaboradores e agregam maior segurança na proteção dos dados. Sem contar na agilidade, na flexibilidade e na economia em deslocamento para realização de tarefas diárias que podem ser cumpridas a distância e a qualquer momento.

6- Terceirização

O aumento da oferta de serviços em TI abre caminhos para inovação nas empresas. A terceirização de operações técnicas mais complexas dá um respiro para a equipe de TI, que ganha tempo para ações mais estratégicas do negócio, menos focadas em manutenção e infraestrutura e mais abertas para as ideias transformadoras. Os recursos poderão ser mais bem aproveitados para se produzir mais com mais qualidade e menos desperdício. Além disso, profissionais especializados cada vez mais flexíveis e alinhados com diferentes demandas das empresas poderão oferecer soluções mais atualizadas e agregar novos conhecimentos e competências que serão compartilhados para agregar valor aos negócios.

A TI bem gerida pode elevar a empresa à um novo patamar

Automatizar processos, aumentar o desempenho de equipes, reduzir custos e garantir a continuidade da operação. Mas, ter um departamento de TI completo, da forma como ele deve ser, nem sempre é viável empresas de determinados portes, ou até mesmo não faz parte da estratégia da empresa manter uma equipe própria. Nestes casos, existe uma solução: a terceirização de TI.

Fontes :  Blog Constor Penso Tecnologia

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