Blog / Segurança

Uma ameaça vem se proliferando nos últimos tempos e se tornou uma grande dor de cabeça para as organizações. Os ataques ransomware, um malware sequestrador de dados. O Brasil hoje lidera o ranking dos ataques na américa latina e ocupa o quarto lugar quando comparado com o mundo todo, de acordo com uma pesquisa feita pela Kaspersky Lab.

Os ataques geralmente acontecem por meio de links maliciosos ou e-mails de spam, onde os usuários são enganados e acabam clicando, tornando seus sistemas ou dispositivos inacessíveis até que um pagamento estipulado pelos hackers seja realizado pela empresa prejudicada. É basicamente um sequestro das informações consideradas valiosas, e por consequência as organizações acabam tendo que acatar ao resgate, quase sempre, sem negociação.

Portanto, é importante adotar medidas de segurança contra os ciberataques, implementando sistemas de proteção em toda a infraestrutura. Comece com uma cópia de seus dados em backup criptografado, o ideal é automatizar os backups utilizando soluções profissionais.

Uma das muitas técnicas utilizadas pelos ataques ransomware é explorar vulnerabilidades em aplicações populares, como Adobe Reader, Java, Google Chrome, Skype e Firefox. Mantenha-se sempre atualizado com a versão mais recente dessas aplicações, uma vez que elas fornecem melhorias na proteção contra ameaças online.

Muita atenção com os e-mails, verifique sempre a origem das mensagens. Na dúvida, cheque sempre o remetente da mensagem, para evitar abrir anexos indesejados e ser mais uma vítima dos ataques ransomware. Mantenha sua equipe sempre atenta para os casos de phishing, mais uma tática utilizada pelos hackers, use tutoriais, reuniões com apresentações e e-mails de conscientização para o cuidado ao clicar ou compartilhar informações que não sejam seguras.

No caso de você já ter sido exposto (ou quase) a uma situação de ataque, desconecte toda sua rede para evitar a propagação, consulte uma equipe de TI especializada para resolver seu problema imediatamente, evitando um dano irreversível para sua organização.

Conheça o Setor Azul, o seu setor de TI seguro, econômico e descomplicado. 

Assine nossa Newsletter

Receba nossas Novidades diretamente no seu e-mail

Captcha obrigatório
Seu e-mail foi cadastrado com sucesso!

Nos comprometemos a manter suas informações pessoais sob sigilo, para uso exclusivo em nossa lista de contatos.

Compartilhe nas Redes Sociais