Blog / Cases de Sucesso

Implantação profissional de rede sem fio ubiquiti pro

implantação de rede sem fio corporativa de alto desempenho para a automação de estoque e ambiente administrativo

A empresa

A Disfonte é uma empresa localizada em Passo Fundo e destaca-se por uma estratégia inovadora de funcionamento, é uma das 150 revendas associadas a Confenar, Confederação Nacional das Revendas Ambev e das Empresas de Logística da Distribuição. Considerada referência no setor, a distribuidora de bebidas possui ações voltadas à conservação do meio ambiente, como a reutilização da água da chuva, a reciclagem de materiais e o uso de energia solar.

a necessidade

Um dos principais obstáculos encontra-se no interior do pavilhão de armazenagem de bebidas. As pilhas de palets e barris com consumíveis líquidos formam barreiras para a disseminação de sinal por rádio frequência, exigindo equipamentos robustos.

o planejamento

Os equipamentos utilizados na solução devem possuir alto desempenho no que diz respeito ao ganho de sinal, tanto para a distribuição da radiofrequência ao ambiente de operação quanto para a intercomunicação entre os pontos de acesso (APs).

Outro ponto a considerar é a garantia de comunicação entre o pavilhão de armazenamento e o prédio administrativo, objetivando o trânsito das informações coletadas por meio de coletores de dados até os servidores da empresa.

as soluções

Esta comunicação foi realizada com utilização de rede direcional “ponto a ponto” (PTP) pelos mesmos pontos de acesso (APs) que realizam a distribuição de sinal unidirecional. A solução foi composta por equipamentos com tecnologia Mesh. Os equipamentos implantados possuem a capacidade de originar e gerenciar mais de uma rede Wi-Fi compostas por rádio frequências diferentes. Dessa forma, uma rede pode ser configurada para comunicação direcional (PTP) exclusiva para conectar os pontos de acesso (APs) e outra rede para a disseminação unidirecional a fim de distribuir sinal aos equipamentos operacionais que dependam de acesso sem fio.

Com a adoção de um sistema de gestão central, todos os ativos utilizados no ambiente sem fio são monitorados em vários aspectos. As informações obtidas são armazenadas a fim de compor um histórico de utilização que auxilia em melhorias ou mesmo, na prevenção e resolução de problemas no ambiente de rede sem fio.

Por outro lado, com a utilização de um gateway de segurança, há a definição de política de utilização com limitação de banda e de conteúdos nos acessos realizados pelos usuários. Esta política contém certas restrições, permitindo uma otimização no uso da rede local e proporcionando um uso mais racional dos recursos disponibilizados pelos provedores de internet.

Com uma rede UniFi os ganhos vão da economia de serviços de infraestrutura ao conforto, ao evitar obras em um ambiente já estruturado. A qualidade e o desempenho de um sistema de rede sem fio profissional minimiza os efeitos de ambientes de operação contendo “barreiras” para sinais RF.

Com o gateway de segurança, há ganho de desempenho na rede local bem como economia de link de internet para todo o ambiente administrativo. Com o monitoramento do ambiente de rede por sistema central de gestão, há garantia de atendimento dos requisitos e também, uma maior agilidade em eventuais operações de suporte para a correção de anomalias.

A Magnet  possui a capacidade de integrar hardware e software adequadamente no intuito de atender as necessidades críticas de empresas com diferentes objetivos de negócio. Somos especialistas no planejamento e implantação de passivos e ativos de TI.

Quer retorno nos investimentos relacionados a infraestruturas para tecnologia da informação em sua empresa?

Assine nossa Newsletter

Receba nossas Novidades diretamente no seu e-mail

Nos comprometemos a manter suas informações pessoais sob sigilo, para uso exclusivo em nossa lista de contatos.

Compartilhe nas Redes Sociais