Blog / Notícias
13ago 2019
Comunicação Magnet | Notícias

5 DICAS PARA PROTEGER SEUS DADOS ONLINE

Hoje em dia é de extrema importância pensar bem até na rede Wi-Fi que você vai utilizar, pois sua conexão também pode render o roubo dos seus dados pessoais. Para que você esteja protegido de maneira efetiva, vamos te dar algumas dicas importantes e fáceis de aplicar no uso doméstico e empresarial.

 

1.  Senhas fortes não salvam vidas, mas salvam dados.

Muitas pessoas tendem a usar número do celular, data de nascimento, numerais fáceis como “123456” ou, até mesmo, o nome como senha. Essa prática deve ser evitada, pois são senhas fáceis de adivinhar e as primeiras tentadas pelos hackers. Muitos sites e redes sociais permitem criar somente senhas com letras maiúsculas, minúsculas, numerais e algum outro caractere, incentivando os usuários à criação de senhas mais complexas. E essa é a dica. Seja criativo e inteligente na h0rA de cr1AR uMa $EnhA!

 

2.  Cuidado ao clicar em e-mails: eles podem ser fraudes.

É possível que pessoas comprem ou roubem listas de e-mail marketing para se passar por alguma empresa que tem o seu endereço cadastrado e enviar mensagens enganosas e fraudulentas. Essas mensagens parecem verídicas à primeira vista, mas podem te levar a páginas suspeitas e pedir informações confidenciais. A dica é estar sempre de olho no endereço de e-mail do remetente. Por exemplo, se o endereço oficial do site dessa empresa é www.magnet.inf.br provavelmente os e-mails reais dessa empresa terão o formato nome@magnet.inf.br. Outro ponto a ser observado é se os botões direcionam para site ou aplicativo oficiais.

 

3.  Autenticação de dois fatores é essencial.

A autenticação de dois fatores é um recurso online que acrescenta uma camada adicional de segurança para o processo de login da conta, exigindo que o usuário forneça duas formas de autenticação. A primeira forma, e a mais comum, é a sua senha. O segundo fator depende do serviço. Normalmente é um SMS ou um código que é enviado para um e-mail ou telefone. A teoria geral por trás dessa autenticação é que para efetuar login você deve saber algo a mais ou possuir um dispositivo secundário conectado.

 

4.  Evite Wi-Fi público ou de estabelecimentos.

Se você não conhece o estabelecimento e ele oferece Wi-Fi gratuito, fique atento. Os seus dados podem ser copiados através daquela internet liberada, no momento em que você se conectar. Uma dica importante é ficar atento aos estabelecimentos que pedem os seus dados para você usar a internet, ainda mais aos que dão opção para se conectar via rede social ou e-mail. A credibilidade do estabelecimento é essencial na hora de você fornecer seus dados em troca de internet.

 

5.  Seu clique é delicado. Cuide dele.

Sabe aquele link com uma proposta muito boa? E aquele filme gratuito que você tanto procurava? Eles podem trazer problemas para você. Certifique-se atentamente de que a fonte oferecendo esses benefícios para você é confiável. Mais uma vez, a credibilidade do local que você está acessando é de extrema importância.

 

E aí, já está se prevenindo? Caso ainda não esteja, são passos fáceis e que você consegue colocar em prática agora mesmo! Proteja você e suas informações antes que elas sejam usadas de maneira indevida.

Caso tenha alguma dúvida, pode entrar em contato com a gente. Estamos à disposição para te ajudar!

Compartilhe nas Redes Sociais